BioME oferece cursos de curta duração sobre NGS, RNAseq e Biologia de Sistemas
por Luiz Lourenço

Não é de hoje que a tecnologia nos surpreende, ao passar dos anos muitas inovações foram criadas, descobertas incríveis foram feitas e a evolução científica foi concretizada. Mas não paramos por aí, a cada dia reinventamos técnicas, métodos e formas de ver o mundo e a ciência. E a bioinformática não fica fora dessa otimização.

Pensando nisso o BioME oferece cursos de curta duração para aprimoramento de conhecimentos. Os cursos são oferecidos desde 2016, a partir disso, foram ministrados 12 cursos com mais de 350 participantes e com uma grande vantagem, são cursos de exercício prático.

Durante o período pandêmico, os cursos oferecidos pelo BioME foram suspensos. Para não perder a essência do projeto, os coordenadores resolveram não oferecer módulos durante esse período, justamente por serem cursos práticos. Agora eles estão de volta.

Próximos cursos

Durante os dias 19 a 23 de Setembro o BioME, Centro Multiusuário de Bioinformática, estará oferecendo dois cursos práticos de curta duração, voltados para bioinformática, com foco em profissionais e estudante que pretendem se aperfeiçoar nas áreas de transcrição e análise de dados.

Em conversa com o Prof. Dr. Rodrigo Juliani Siqueira Dalmolin, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFRN (PPGBIOINFO/UFRN)e que estará no comando de uma das formações, ele afirma, “os alunos sairão habilitados para fazer análises de transcrição de dados” e conta que a técnica a qual será trabalhada no módulo ao que será ministrando, foi desenvolvida pelo grupo de pesquisa do qual faz parte.

A primeira formação ocorrerá do dia 19 ao dia 21, e será ministrado pelo Prof. Dr. Jorge Estefano Santana de Sousa, formado pela UNISA e doutorado pela USP, o mesmo é professor adjunto do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN e docente permanente do PPGBIOINFO/UFRN. O curso de “Introdução à análise de dados de sequenciadores de segunda geração”, terá carga horaria de 24h e acontecerá no Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN.

Já a segunda ficará no comando do Prof. Dr. Rodrigo Juliani Siqueira Dalmolin formado e doutorado pela UFRGS, atualmente é professor adjunto do Departamento de Bioquímica da UFRN. O curso “Análise de RNASeq e Aplicações em Biologia de Sistemas”, começará dia 21 e se estenderá até dia o dia 23, também terá 24h de duração e será ministrado nas dependências do instituto do cérebro da UFRN.

“Quando comecei a trabalhar com bioinformática, as técnicas eram outras e elas vêm sempre se reinventando” afirma Rodrigo, mostrando o quão o curso é importante para quem atua na área. “Sempre falo, existe uma carência na área de bioinformática. Tanto no Brasil quanto no exterior” conclui.

Os cursos contam uma programação dinâmica, você pode se inscrever e encontrar mais informações através do link https://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd. E para aqueles que pretendem participar das duas formações, está sendo disponibilizado 10% de desconto na compra dos módulos juntos.