Recursos para a escrita acadêmica - Latex
por Tayná Fiúza

No artigo passado sobre escrita acadêmica falamos de programas de escrita populares como o Microsoft Word e o Libre Office, os quais são aplicados em diversas áreas e para diversos fins. Mencionamos também opções como o LaTeX, um sistema de preparação de documentos melhor adequado para a confecção de textos longos, científicos ou não, e cuja formatação deve ser preservada. É justamente desse sistema que falaremos hoje com uma breve introdução sobre sua criação, vantagens e desvantagens e exemplos de uso.

O LaTeX teve sua primeira versão disponibilizada em 1986 e desde então pouca coisa mudou na maneira como os documentos são compostos dentro do sistema - As etiquetas usadas para identificar diferentes elementos do texto são interpretadas pelo TeX e utilizadas para compor o resultado final. O objetivo é que autoras e autores possam focar no conteúdo do documento, sendo sua aparência determinada por parâmetros padrão ou modelos incorporados posteriormente.

\documentclass{article}

\title{Texto Tirado da Wikipédia Sobre \textit{E. coli}}

\author{Transcrição em Dia e Wikipédia}

\date{August 2020}

\begin{document}

\maketitle

The long-term evolution experiments using \textit{E. coli}, begun by Richard Lenski in 1988, have allowed direct observation of genome evolution over more than 65,000 generations in the laboratory.

\end{document}

Uma consequência de separação entre modelo e conteúdo é que se evitam acidentes de formatação no momento de inserção de imagens, gráficos, tabelas e também uma maior facilidade na hora de encontrar erros ou realizar mudanças nos elementos do texto - por exemplo, como conferir se todas as ocorrências do nome científico de sua espécie de interesse estão italicizadas em um documento de 100 páginas? Usando a ferramenta de busca para conferir se as iscas ‘Gênero espécie’ e ‘\textit{Gênero espécie}’ retornam o mesmo número de resultados, ou ainda buscando resultados para ‘ Gênero espécie’, com um espaço ao invés da etiqueta de italicização.

\documentclass{article}

\title{Texto Tirado da Wikipédia Sobre \textit{Mus Musculus}} \author{Transcrição em Dia e Wikipédia} \date{August 2020}

\begin{document}

\maketitle

The three widely accepted subspecies are increasingly treated as distinct species by some: Southeastern Asian house mouse (\textit{Mus musculus castaneus}) (southern and southeastern Asia). Western European house mouse (Mus musculus domesticus); includes the fancy mouse and the laboratory mouse (Western Europe, North America, South America, Africa and Oceania). Eastern European house mouse (\textit{Mus musculus musculus}) (Eastern Europe and northern Asia)

\end{document}

Talvez você tenha percebido a essa altura, mas as etiquetas utilizadas para identificar os elementos num documento para o LaTeX são em sua maioria intuitivas. Para criar uma seção, utiliza-se a palavra chave \section{} com o título entre as chaves. A criação de subseções e sub-subseções por sua vez se dá pelos intuitivos \subsection{} e \subsubsection{}.

\documentclass{article}

\title{Texto Tirado da Wikipédia Sobre \textit{C. elegans}} \author{Transcrição em Dia e Wikipédia} \date{August 2020}

\begin{document}

\maketitle

\textit{Caenorhabditis elegans} is a free-living transparent nematode about 1 mm in length that lives in temperate soil environments.

\section{Genetics}

\subsection{Genome}

\textit{C. elegans} was the first multicellular organism to have its whole genome sequenced. The sequence was published in 1998, although some small gaps were present; the last gap was finished by October 2002.

\subsubsection{Size and gene content}

The \textit{C. elegans} genome is about 100 million base pairs long and consists of six pairs of chromosomes in hermaphrodites or five pairs of autosomes with XO chromosome in male \textit{C.elegans} and a mitochondrial genome.

\subsubsection{Related genomes}

In 2003, the genome sequence of the related nematode \textit{C. briggsae} was also determined, allowing researchers to study the comparative genomics of these two organisms.

\subsection{Other genetic studies}

As of 2014, \textit{C. elegans} is the most basal species in the 'Elegans' group (10 species) of the 'Elegans' supergroup (17 species) in phylogenetic studies. It forms a branch of its own distinct to any other species of the group.

\end{document}

Um aliado poderoso da escrita científica feita no LaTeX é o modo de organização das referências que é feito de modo automatizado pelo uso do BibTeX ou BibLaTeX. As referências formatadas disponibilizadas pelo Google Scholar por exemplo podem ser obtidas no formato BibTex, adicionadas a um documento paralelo dentro do sistema LaTeX de escolha e elas serão organizadas conforme chamadas no corpo de texto principal no modo padrão ou conforme especificado pela usuária ou usuário.

\documentclass{article}

\title{Texto Tirado da Wikipédia Sobre \textit{D. melanogaster}} \author{Transcrição em Dia e Wikipédia} \date{August 2020}

\begin{document}

\maketitle

\textit{Drosophila melanogaster} is a species of fly (the taxonomic order Diptera) in the family Drosophilidae. The species is known generally as the common fruit fly or vinegar fly. Starting with Charles W. Woodworth's proposal of the use of this species as a model organism, \textit{D. melanogaster} continues to be widely used for biological research in genetics, physiology, microbial pathogenesis, and life history evolution. As of 2017, six Nobel prizes had been awarded for research using Drosophila.\cite{das2017nobel}

\bibliography{referencias} \bibliographystyle{unsrt}

\end{document}


@article{das2017nobel, title={Nobel prize for the fruit fly}, author={Das, Soumi and others}, journal={Journal of the Practice of Cardiovascular Sciences}, volume={3}, number={2}, pages={68}, year={2017}, publisher={Medknow Publications} }

Apesar dessas vantagens, o sistema LaTeX pode não ser o ideal para determinados trabalhos ou públicos por alguns motivos, dentre eles: o conteúdo, mesmo que acadêmico, pode necessitar uma estruturação distinta e distante das oferecidas pelo LaTeX (convites, informativos casuais em que elementos gráficos têm um maior peso, documentos para construção de uma tempestade de ideias); algumas editoras menores não recebem um documento estático em PDF e não tem uma equipe que domine documentos em LaTeX e podem requerer o uso de um documento Word.

Duas dicas adicionais para aquelas e aqueles que pensam em produzir textos acadêmicos em português usando o LaTeX são: 1) o emprego do pacote babel, que permite a que traduz de maneira automática os termos utilizados para elementos ao longo do texto (abstract, seção, índice...) para o idioma especificado na chamada do pacote; e 2) a classe abntex2 que permite a definição de um estilo bibliográfico compatível com as normas da ABNT para elaboração de documentos técnicos e científicos brasileiros.

\documentclass{article} \usepackage[brazilian]{babel}

\title{Texto Tirado da Wikipédia Sobre \textit{Arabidopsis thaliana}} \author{Transcrição em Dia e Wikipédia} \date{August 2020}

\begin{document}

\maketitle

\begin{abstract} \textit{Arabidopsis thaliana} é uma planta com flor, de pequenas dimensões, nativa da Europa e Ásia.\cite{hoffmann2002biogeography} É uma planta herbácea da família das Brassicaceae, a que também pertence a mostarda. É um dos organismos modelo para o estudo de genética, em botânica, tendo um papel semelhante ao da drosófila, noutros tipos de pesquisa genética. Foi a primeira planta cujo genoma foi completamente sequenciado. \end{abstract}

\bibliography{referencias} \bibliographystyle{unsrt}

\end{document}

Sem babel

Com babel

Como mencionado anteriormente, a autora ou autor dos documentos poderá escolher um sistema de composição de documentos LaTeX dentre vários disponíveis - uma vez que LaTeX tem seu código aberto, muitos editores foram desenvolvidos ao longo dos anos. Para utilizar basta obter uma distribuição do TeX, que irá interpretar os comandos [] e instalar o editor de sua preferência. Existem ainda editores online que removem a necessidade de instalação como o Overleaf - que conta com áreas específicas para compartilhamento e aquisição de modelos usados para trabalhos de conclusão de diversas universidades, artigos de revistas nacionais e internacionais, relatórios acadêmicos e outros.

Para saber mais:

LATEX for Beginners

http://www.docs.is.ed.ac.uk/skills/documents/3722/3722-2014.pdf

LaTeX2e for authors

https://www.latex-project.org/help/documentation/usrguide.pdf

LaTeX Documentation

https://www.latex-project.org/help/documentation/#general-documentation

Bibliography in LaTeX with Bibtex/Biblatex

https://www.latex-tutorial.com/tutorials/bibtex/#bib-file

Why I write with LaTeX (and why you should too) | by Marko Kovic | Medium

https://medium.com/@marko_kovic/why-i-write-with-latex-and-why-you-should-too-ba6a764fadf9