Ferramentas que auxiliam na escrita acadêmica e organização de referências
por Tayná Fiúza

LibreOffice, Mendeley, Microsoft Word, LaTeX, Zotero… Quais desses são usados no seu grupo de pesquisa ou departamento? Nesta matéria, discutiremos diversos recursos utilizados na elaboração de relatórios e artigos para introduzir ferramentas populares e suas alternativas.

Não raro encontramos pesquisadores e pesquisadoras que já estabeleceram um conjunto de ferramentas e práticas a serem utilizadas e seguidas na hora de organizar sua pesquisa, registrar suas etapas e análises e escrever sobre o trabalho e conclusões obtidos. Alguns ainda estão entrando nesse mundo na iniciação científica ou na pós-graduação e possuem dúvidas sobre quais dos diferentes recursos disponíveis escolher e aqui busco apresentar algumas opções para facilitar essa seleção.

Para além de boas práticas de escrita científica que devem ser conhecidas em primeiro passo, existe a escolha de onde escrever. As ideias e hipóteses podem sim ser dispostas em simples blocos de notas, mas é interessante que haja uma centralização dos arquivos referentes a uma determinada pesquisa e ainda alguma segurança contra a perda dessas informações.

Desse modo, o gerenciamento dos arquivos com ideias, discussões, apontamentos, descrições metodológicas e resultados deve ser feito de maneira hierárquica e gerando cópias em nuvem (em serviços como o DropBox, Google Drive, Amazon Cloud) ou em armazenamento físico secundário (dispositivos USB, HDs externos, etc)

Fonte: Dropbox BusinessFonte: Free Cloud Storage for Personal Use - Google DriveFonte: Amazon Drive Review - Updated 2020
https://www.dropbox.com/business/https://www.google.com/drive/https://www.cloudwards.net/review/amazon-cloud-drive/

A escolha pelo programa a ser utilizado na hora de escrever também divide opiniões: existe a possibilidade do clássico Microsoft Word, que tem como vantagens ser bastante conhecido por um vasto número de pesquisadores, mas cujo uso é pago na maioria dos centros; como alternativas de domínio livre existem o OpenOffice e LibreOffice, com diversas funções homólogas ao MS Word. Ainda numa interface similar à difundida pelo MS Word há o DropBox Paper e o Google Docs, permitindo o compartilhamento do documento em tempo real e uso de extensões.

Fonte: Microsoft WordFonte: Apache OpenOffice WriterFonte: What is LibreOffice?
https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/word?rtc=1https://www.openoffice.org/product/writer.htmlhttps://www.libreoffice.org/discover/libreoffice/

Alguns pesquisadores optam pelo uso do LaTeX, um sistema de preparação de documentos que se baseia na formatação de um texto simples utilizando etiquetas de marcação; essa também é uma opção de uso livre disponibilizada em diferentes editores como o TeXmaker, Overleaf, TeXnicCenter e outros.

Fonte: Texmaker (free cross-platform latex editor)Fonte: Overleaf, Online LaTeX EditorFonte: TeXnicCenter
https://www.xm1math.net/texmaker/https://www.overleaf.com/blog/wow-four-million-people-now-use-overleafhttps://www.texniccenter.org/

Outra consideração importante que permeia desde o levantamento bibliográfico para a realização de uma pesquisa até as discussões realizadas e a atualização dos pesquisadores acerca de determinados é o gerenciamento de referências. O Zotero, que além de permitir a seleção, citação e compartilhamento de referências possui uma extensão para navegadores que simplifica a adição de referências No Mendeley, possibilidades semelhantes podem ser exploradas e existe a possibilidade de colaboração online e um sistema de recomendação de artigos não inseridos em sua biblioteca. O EndNote facilita a importação de referências provenientes do PubMed, Web of Science, e outras plataformas, contudo, possui licença paga. Existem ainda extensões e complementos para diferentes editores como o Paperpile para Google Docs e JabRef para LaTeX.

Fonte: Zotero - Your personal research assistantFonte: Supporting researchers with the new Mendeley Reference Manager – Mendeley BlogFonte: EndNote
https://www.zotero.org/https://blog.mendeley.com/2019/05/24/supporting-researchers-with-the-new-mendeley-reference-manager/https://endnote.com/

As possibilidades de ferramentas, extensões e estratégias dificilmente se esgotam e é possível que você utilize um recurso não citado nesse texto. Por isso, nas próximas edições, seguiremos falando sobre esse universo - explorando as possibilidades de uso de ferramentas específicas e recebendo sugestões dos leitores.

Para saber mais: