Membros do LBMG criam canal do YouTube com conteúdos didáticos sobre Biologia Molecular e Genômica
por Marília Viana

Logo do canal do youtube do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica

A Professora Lucymara Agnez, bióloga, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; defensora da interdisciplinaridade e acreditando que a integração de várias áreas do saber dentro da pesquisa científica gera conteúdo mais competitivo e completo, propôs ao seu grupo de pesquisa a criação de um canal informativo no YouTube. Levando em consideração que a interdisciplinaridade tem como vantagem a valorização das habilidades específicas de cada profissional em sua área, e se apresenta como uma característica primordial para a dinâmica de mudanças vividas atualmente, todos os envolvidos no processo ganham com a colaboração.

E foi a partir dessa ideia que o grupo LBMG aceitou o desafio proposto por Lucymara e o canal LBMG UFRN foi criado; nascendo durante a pandemia, quando a professora Lucymara se deparou com o preparo de aulas remotas e percebeu, devido a necessidade de criar materiais didáticos, uma oportunidade de gravar os vídeos e compartilhar o conhecimento com outras pessoas.

Página inicial do canal do youtube do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica

Lucymara relata também que há algum tempo vem percebendo nos alunos, futuros professores de biologia, uma dificuldade na compreensão de conteúdos e conceitos relacionados à genética. E muitas dessas dúvidas são trazidas ainda do ensino médio e se devem a conceitos equivocados acerca do conteúdo. De acordo com a docente, essa dificuldade também existe em várias universidades no Brasil e no exterior, sendo percebida principalmente nas disciplinas de genética e bioquímica; apontadas como disciplinas abstratas e, portanto, de difícil compreensão pelos estudantes.

Associado a isso, os livros de ensino médio também trazem de forma desassociada alguns conteúdos. Nos livros de genética, por exemplo, a origem de novos alelos (os famosos “azão”, “azinho” de Mendel) surgem por mutação. Entretanto, o conceito de mutação, muitas vezes aparece no último capítulo do livro completamente desvinculado dos assuntos que fazem referência a ele.

Pensando nisso, o canal LBMG UFRN optou pela construção de vídeos mais didáticos e acessíveis tendo como um dos principais diferenciais a integração de conteúdos para facilitar a compreensão dos alunos e servir de auxílio para o professor de ensino médio, desmistificando toda a parte genética e molecular que está por trás do “azão” e “azinho”, por exemplo. O público-alvo do canal são pessoas fora do ambiente acadêmico como alunos e professores do ensino médio e a sociedade em geral. Os vídeos são preparados pelos alunos de iniciação científica e pós-graduação que fazem parte do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica, e neles os discentes explicam de forma simples os assuntos referentes à sua área de pesquisa. O principal objetivo dessa iniciativa é popularizar a ciência e informar a população, levando conhecimento científico acessível para todos e mitigando o ambiente de desinformação vivido atualmente por todos.

Um vídeo muito bom e atual do canal, intitulado “Explicando o coronavírus e as vacinas”, explica de forma simples sobre as vacinas para a covid-19 e vale a pena ser conferido. Além de partilhar conhecimento, a implementação desse tipo de iniciativa pode promover nas pessoas a habilidade de saber se adaptar a situações novas, ser receptivo, saber escutar, ser motivado, ter inteligência social, paciência e empatia. E, agora, desenvolver essas aptidões com certeza fará diferença e contribuirá para a formação de uma sociedade melhor.

Vídeo do canal do youtube do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica com Tema Explicando o coronavírus e as vacinas em minutos

Você pode gostar de ler:

RNA Mensageiro

Novo canal de divulgação científica em Bioinformática chega ao YouTube: Nos últimos anos, as redes sociais abriram um espaço fundamental para a divulgação científica de modo simples e acessível para o público amplo. Um dos meios que mais fomentam a divulgação da ciência e tecnologia de forma simples são os canais de vídeo no YouTube. Nesse cenário, surgiram várias iniciativas de divulgação científica nas redes sociais, entre elas o canal do YouTube da PPg-Bioinfo UFRN no YouTube.

Novidade Evolutiva

Cursos Online em Bioinformática e áreas correlatas: Com as atividades presenciais suspensas nas universidades, a internet se tornou parte essencial para suprir as demandas acadêmicas dos discentes de graduação e pós-graduação. A equipe do Transcrição em Dia trouxe dicas de alguns cursos em Bioinformática e áreas afins.

Referências: