Imagens do Artigo

Novo espaço virtual para divulgar artigos científicos sobre Covid-19

Para ajudar na compreensão e estudo do novo Coronavírus (Covid-19), o Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), criou uma aba em sua página na web específica para divulgação de artigos científicos e projetos acadêmicos sobre o novo vírus.

A iniciativa visa reunir uma série de informações sobre o Covid-19, oriundas de estudos produzidos por pesquisadores e professores do próprio Centro.

“A maioria dos docentes do BioME estão desenvolvendo projetos sobre o Covid-19, todas utilizando recursos da bioinformática para produzir conhecimento científico”, comenta o professor do BioME Sandro de Souza.

A proposta é que todas as áreas de expertise do BioME sejam abrangidas na iniciativa. “Sei, por exemplo, que alguns estudos coordenados pelo professor João Paulo Lima já estão sendo feitos em parceria com o Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN). Além disso, os professores César Rennó e Renan Moioli estão desenvolvendo projetos de modelagem virtual da infecção provocada pelo Coronavírus”, conta Souza.

O site será atualizado semanalmente com novos dados epidemiológicos, além de novos papers e análises. A iniciativa conta com dezenas de membros, todos empenhados no levantamento de informações científicas capazes de auxiliar as autoridades locais e internacionais.

Paper

O portal já conta com o paper “Considerações sobre a apresentação e interpretação dos dados na pandemia de COVID-19”, artigo que oferece análises sobre como os países mais afetados pela pandemia podem comunicar e avaliar dados como número de óbitos e quadros epidemiológicos.

Além de Sandro de Souza, o trabalho também contou com a participação do aluno do PPG-Bioinformática Guilherme Araújo e dos docentes Marcus Nunes, do Departamento de Estatística, e Beatriz Stransky, do Departamento de Engenharia Biomédica da UFRN.


facebook
twitter
linkedin
biome@imd.ufrn.br
+55 (84) 3342-2216 Ramal 123
+55 (84) 99480-6818 WhatsApp
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados.