Natal Bioinformatics Forum está de volta!
por Luiz Lourenço

De 29 a 31 de março de 2023 o Golden Tulip Ponta Negra Hotel será cenário para a segunda edição do Natal Bioinformatics Forum, onde pesquisadores da área da bioinformática se reúnem para discutir e ampliar seus conceitos sobre o que está em cena na bioinformática.

O evento conta com a participação de pesquisadores internacionais para compor uma série de palestras, fóruns, exposições e conferências de uma forma dinâmica e com diversas temáticas como empreendedorismo, meio ambiente, saúde e mulheres na ciência, tudo isso voltado para a bioinformática.

Pensado e organizado pelo Centro Multiusuário de Bioinformática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o BioME, o evento traz para a comunidade universitária não só de Natal, mas também da região Nordeste um olhar significativo e abrangente da área, além da experiência de participar de um evento como esse, que reúne tantas personalidades do ramo.

Da criação do evento

A frente do evento conta com os professores e docentes do Centro Multiusuário de Bioinformática da UFRN, o BioME, que estão empenhados em passar a melhor experiência para os participantes do fórum. A característica principal do encontro, é fazer algo participativo e imersivo para todos.

Para entender melhor a criação do evento precisamos entender a criação do núcleo de Bioinformática da UFRN, o BioME, Centro Multiusuário de Bioinformática da UFRN. O mesmo foi um dos pioneiros na região nordeste, logo estruturado, veio junto a esse núcleo a pós graduação em Bioinformática, que trouxe novos desafios e oportunidades de suprir as necessidades acadêmicas dos graduandos, a partir de cursos, palestras e eventos.

“Começamos a nuclear um centro de Bioinformática e nada mais natural que um corpo docente que atua na mesma área, fundar uma pós graduação. Então a pós graduação veio junto com centro e chegou a hora de trazer os eventos” conta a professora Beatriz Stransky, uma das organizadoras, em entrevista para a redação do Transcrição em Dia.

A primeira edição, realizada em 2019, foi um ponta pé inicial, com mais de vinte palestrantes nacionais e internacionais, reafirmando o papel significativo e importante que o evento tem, principalmente em descentralizar eventos desse caráter da região sul e sudeste, abrindo oportunidade para estudantes e pesquisadores da região que muitas vezes não tem como se locomover para as conferências. Além disso, a realização do evento evidencia ainda mais que a região nordeste tem pesquisadores e estudantes que anseiam por conhecimento e reconhecimento, mostrando a capacidade da região de criar, organizar e executar as próprias conferências do tipo. “É uma vitrine para a gente mostrar o que os nossos pesquisadores estão fazendo, mas também é uma oportunidade para fazer network com pessoas de fora” afirma Beatriz Stransky.

Veja neste link um vídeo que mostra como foi a primeira edição do NBF.

Programação do evento

Continuamente, o evento tem caráter Bienal, interrompido pela pandemia de covid-19, a segunda edição teve que ser adiada para 2023, para manter sua característica inicial de ser realizado em anos ímpares.

O evento detém uma programação dinâmica e diversificada, as conferências já começam logo no primeiro dia do fórum com nomes como a Dra Lucila Ohno-Machado (UCSD, Estados Unidos) e Prof. Alexandre Rossi Paschoal (UTFPR).

A edição conta até agora com mais de quinze palestrantes, onde o participante poderá usufruir de todas, uma vez que as atividades não acontecem simultaneamente, visando a imersão e o melhor aproveitamento dos congressistas. Além disso, a presença de intérpretes e tradutores orais facilitarão a comunicação entre os participantes do evento, onde a língua oficial será o inglês.

“Logicamente a gente não consegue cobrir todas as áreas dentro da Bioinformática, por falta de tempo e recurso", lamentou Beatriz. Mas mesmo assim, o evento traz pautas temáticas que vão desde empreendedorismo a meio ambiente, contando com a presença de especialistas em suas respectivas áreas.

Para conferir ainda mais sobre a programação do evento, e ficar por dentro de todos os detalhes do fórum, acesse: https://bioinfo.imd.ufrn.br/nbf