Campina Grande se prepara para sediar V Simpósio Norte e Nordeste de Bioinformática
por por Carlos Saturnino

alt_text

Possuindo cada vez mais aplicações em diferentes áreas, como agropecuária, meteorologia e ciência da saúde, utilizando de modelos computacionais, a multidisciplinaridade é algo que já está intrínseco à área da bioinformática desde a etimologia da palavra, até a sua prática. Sendo assim, a quinta edição do Simpósio Norte e Nordeste escolheu como principal temática a multidisciplinaridade, e acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de julho, na cidade de Campina Grande - PB, um dos maiores polos de desenvolvimento tecnológico e formação de profissionais de tecnologia no Brasil. O evento acontecerá nas dependências do Centro de Extensão José Farias Nóbrega da Universidade Federal de Campina Grande.

O simpósio contará com palestras, mesas redondas e exposições, lideradas por algumas das maiores lideranças em bioinformática do país. Entre os palestrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, está o professor Rodrigo Dalmolin, doutor em bioquímica. Sua palestra trata de uma de suas linhas de pesquisa mais recentes, desenvolvida no Dalmolin Systems Biology Group, grupo de pesquisa liderado por ele. A pesquisa fala sobre abordagem transcricional em doenças complexas, como câncer, sepse e um trabalho em avaliação, ainda não publicado, sobre avaliação transcricional em transtorno depressivo maior. Ao todo serão três palestrantes da UFRN, contando também com o professor Renan Moioli e o professor Sandro de Souza.

Falar sobre bioinformática e tecnologia de alto impacto produzida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil é falar sobre iniciativas benéficas de desenvolvimento que trazem retorno, não só as regiões em questão, como a toda a sociedade civil e comunidade científica. O simpósio é a oportunidade de congregar pesquisadores e produções nas regiões onde são desenvolvidos os trabalhos, para expor à comunidade o patamar de desenvolvimento da área, e os caminhos que ela ainda pode seguir. Sendo também uma grande oportunidade para novos cientistas entrarem em contato com lideranças consagradas da bioinformática, possibilitando a criação de network e gerando novas conexões entre pesquisadores e trabalhos que futuramente se transformarão em desenvolvimento.

Confira toda a programação do evento através deste link: https://bioinfo.imd.ufrn.br/snnbv