Natal Bioinformatics Forum
por Marília Almeida

Entre os dias 15 e 17 de abril de 2019 a cidade de Natal/RN foi palco da primeira edição do Natal Bioinformatics Forum (NBF). O evento foi projetado para promover discussões sobre as perspectivas e avanços na pesquisa em Bioinformática e abrangeu assuntos como Genômica, Proteômica, Big Data, Biologia de Sistemas e Evolução. O evento promoveu também a discussão sobre os papéis da Bioinformática nas indústrias. Os assuntos foram explanados pelos principais cientistas nacionais e internacionais na área por meio de palestras, painéis e fóruns.

description

Durante os três dias do evento, buscou-se construir um ambiente aberto que permitiu o diálogo entre pesquisadores, estudantes, empreendedores e formuladores de políticas. Dessa forma, alunos de graduação e pós-graduação tiveram uma oportunidade única de conversar, solucionar dúvidas e receber feedbacks sobre seus trabalhos com cientistas renomados na respectiva área, contribuindo para a formação profissional destes. Além da parte acadêmica, o evento proporcionou aos alunos a possibilidade de diálogos sobre o mercado de trabalho, trocar experiências com quem já atua na área e a ampliação do network. E quem atua nessa área já ficou alerta e curioso em conhecer os trabalhos apresentados, já pensando em oportunidades futuras. Alguns dos palestrantes que atuam na indústria demonstraram interesse e satisfação com o que lhes foi apresentado no Fórum. No total, foram 118 participantes, 26 palestrantes (internacionais e nacionais) e 49 trabalhos científicos apresentados.

description

A ideia para a realização deste importante evento na área de Bioinformática partiu do Professor Sandro José de Souza, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua proposta era incluir no calendário de eventos do Ambiente Multidisciplinar de Bioinformática (BioME) um evento contínuo de referência internacional com o objetivo de promover a Bioinformática e integrar a academia, o setor público e a indústria em um formato dinâmico e interativo.

Segundo Gisele Tomazella, Superintendente do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia e uma das organizadoras do evento, as expectativas foram 100% atendidas e o feedback por parte dos palestrantes foi muito positivo. Gisele afirmou ainda que foi obtido um retorno muito bom dos participantes por meio de uma pesquisa de satisfação, na qual 96% responderam que participariam de uma eventual segunda edição do Fórum. A intenção é que a periodicidade do evento seja bianual, prometendo outra edição para 2021. Os melhores momentos do Fórum podem ser conferidos pelo link : https://www.facebook.com/events/145605039719936/

Para saber mais sobre o BioME e suas atividades basta acessar o site https://bioinfo.imd.ufrn.br/