RNA Mensageiro
Notícias

Palestra - Species protection and bioeconomy in the Amazon through genetics and genomics
28ª edição

Nesta sexta-feira 16/12, Dr. Guilherme Oliveira (Instituto Vale) proferirá a palestra "Species protection and bioeconomy in the Amazon through genetics and genomics". O evento é promovido pelo BioME/Brazwebinars e será transmitido online.

LEIA MAIS


Palestra em Bioinformática Clínica
28ª edição

Na próxima segunda-feira 19/12, O PPG-Bioinfo da UFRN receberá o Dr. José Eduardo Kroll, especialista em Bioinformática da Dasa, que ministrará uma palestra sobre o tema "Bioinformática Clínica".

LEIA MAIS


Natal Bioinformatics Forum 2023 está com as inscrições abertas
27ª edição

O evento acontecerá de 29 a 31 de março de 2023, na capital potiguar, Natal/RN e já conta com a participação de mais de 15 palestrantes na área da Bioinformática. A inscrição pode ser acompanhada por desconto quando realizado em grupo. Confira!

LEIA MAIS


Desenvolvedor do programa iqTree proferirá uma palestra no BrazWebinars
26ª edição

Nesta sexta-feira (04/11) às 14h, Dr. Lars Jermiin, professor visitante na School of Biology and Environmental Science (University College Dublin), discutirá em sua palestra sobre novos protocolos para as análises filogenéticas.

LEIA MAIS


Natal Bioinformatics Forum está de volta!
25ª edição

Durante os dias 29 a 31 de março de 2023, a cidade de Natal receberá pesquisadores do Brasil e do mundo da área de Bioinformática para o evento que traz temáticas como empreendedorismo, meio ambiente, saúde e mulheres na ciência.

LEIA MAIS


Palestra - Bioinformatas no mercado de trabalho internacional - carreira, gênero e diversidade.
24ª edição

A próxima edição do ciclo de palestra bINFO VIII receberá a Dra. Luciana Márcia de Oliveira (Adlin Science, França) que ministrará uma palestra no próximo dia 26 contando sobre suas experiências e desafios que tangem as mulheres da Bioinformática.

LEIA MAIS


BioME oferece cursos de curta duração sobre NGS, RNAseq e Biologia de Sistemas
23ª edição

Os cursos de curta duração do BioME (UFRN) estão de volta após a pandemia. Dentre os cursos oferecidos estão “Introdução à análise de dados de sequenciadores de segunda geração” e “Análise de RNASeq e Aplicações em Biologia de Sistemas”. Os cursos serão oferecidos durante os dias 19 a 23 de setembro, no Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN.

LEIA MAIS


Campina Grande se prepara para sediar V Simpósio Norte e Nordeste de Bioinformática
22ª edição

Edição deste ano tem como principal temática a bioinformática enquanto uma ferramenta multidisciplinar

LEIA MAIS


Supercomputadores avançam no Brasil gerando cada vez mais desenvolvimento em pesquisa
21ª edição

Máquinas capazes de processar trilhões de dados em segundos mostraram-se extremamente necessárias para o avanço da pesquisa científica, inclusive na pandemia do Covid-19

LEIA MAIS


Viva a divulgação científica!
17ª edição

Terminamos o ano de 2021 com um gratificante reconhecimento dos nossos esforços através do prêmio de inovação concedido durante a edição de 2021 do X-meeting. Veja nesta notícia mais detalhes sobre esta conquista. E tudo isso não teria ocorrido sem o apoio de cada um que leem e apreciam os nossos textos. Por isso, os nossos sinceros agradecimentos a vocês e esperamos poder continuar contando com os seus apoios durante o ano de 2022!

LEIA MAIS


AlphaFold + EMBL: Um novo banco de estruturas proteicas preditas
15ª edição

AlphaFold e o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) se juntam para lançar um banco com mais de 300 mil estruturas preditas para proteínas humanas e espécies modelo. Escores de confiabilidade estão disponíveis para cada posição das proteínas e podem ser visualizados tanto no navegador, quanto nos arquivos estruturais disponíveis. Para além do banco, o algoritmo desenvolvido pela AlphaFold já pode ser usado para quaisquer sequências proteicas através do código-fonte ou da versão disponibilizada no Google Colab.

LEIA MAIS


Após 20 anos a sequência do genoma humano está completa, ou quase!
15ª edição

Novo sequenciamento e montagem do genoma humano soluciona regiões complexas de sua sequência do genoma e adiciona aproximadamente 200 milhões de pares de base ao genoma humano referência de 2013.

LEIA MAIS


Membros do LBMG criam canal do YouTube com conteúdos didáticos sobre Biologia Molecular e Genômica
14ª edição

Em conversa com o Transcrição em Dia, a Professora Lucymara Agnez, Profa Titular da UFRN do Departamento de Biologia Celular e Genética, fala sobre a importância da multidisciplinaridade na formação profissional dos alunos e na contribuição com a sociedade.

LEIA MAIS


Peixe pulmonado tem o maior genoma animal já sequenciado e ajuda a entender a evolução dos tetrápodes
13ª edição

Neoceratodus forsteri, conhecido popularmente como peixe pulmonado australiano, se torna o animal com maior genoma já sequenciado e seu genoma levanta insights sobre vertebrados envolvidos na conquista do ambiente terrestre.

LEIA MAIS


Novas variantes de Covid-19 e os seus impactos
12ª edição

O surgimento de novas variantes de Sars-CoV-2 trazem um novo estado de alerta para a disseminação da patologia e seus impactos nos sistemas de saúde e nas pesquisas que envolvem o desenvolvimento de vacinas.

LEIA MAIS


Genobio2020
11ª edição

Confira aqui o que aconteceu no evento que comemorou os 20 anos da Genômica e Bioinformática no Brasil.

LEIA MAIS


Novo canal de divulgação científica em Bioinformática chega ao Youtube
11ª edição

Passamos muito tempo nas redes sociais, não é mesmo? Então porque não unir divulgação científica e mídias sociais? Pensando nisso, o PPg-Bioinfo UFRN lançou um canal no YouTube com o objetivo de divulgar a Bioinformática de forma simples.

LEIA MAIS


Programas de Pós-Graduação em Bioinformática X Pandemia
10ª edição

O isolamento social impactou as mais diversas áreas de atuação. Quais foram as mudanças incorporadas nos programas de pós-graduação em Bioinformática?

LEIA MAIS


Vacinas contra o Sars-Cov-2 chegam à fase de estudos clínicos
7ª edição

A OMS monitora estudos feitos com vacinas e divulga periodicamente os estágios de pesquisa em que se encontram cada uma delas. Entenda os variados tipos de vacinas propostos contra Covid-19 e sua elaboração

LEIA MAIS


Bioinformática auxilia a ciência brasileira no combate à Covid-19
7ª edição

Pesquisadores brasileiros utilizam bioinformática e seu potencial para dar celeridade às pesquisas sobre o novo coronavírus.

LEIA MAIS


UFRN vs Covid-19, iniciativas e oportunidades para contribuir.
6ª edição

Site reúne iniciativas promovidas pela UFRN contra a disseminação da Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte.

LEIA MAIS


Sequenciamento Coronavírus - Brasil
5ª edição

Pesquisadoras Brasileiras sequenciam o genoma do Coronavírus em tempo recorde e elevam a ciência produzida nas instituições públicas do Brasil.

LEIA MAIS


Bioinformatas organizam Biohackathon para analisar dados do COVID-19
5ª edição

Evento convida a comunidade para discutir e desenvolver soluções tecnológicas que impactem o curso do combate à pandemia.

LEIA MAIS


Mudança de Qualis da CAPES
3ª edição

Em 2018, a Diretoria de Avaliação da CAPES iniciou um processo de melhoria das ferramentas de avaliação da qualidade do ensino superior…

LEIA MAIS


Liga Brasileira de Bioinformática
2ª edição

Neste ano de 2019 teve início a Liga Brasileira de Bioinformática (LBB), uma competição de Bioinformática e Biologia Computacional, na qual…

LEIA MAIS


Natal Bioinformatics Forum
1ª edição

Entre os dias 15 e 17 de abril de 2019 a cidade de Natal/RN foi palco da primeira edição do Natal Bioinformatics Forum (NBF). O evento…

LEIA MAIS