O Evento

O curso teórico-prático de “Análise Metagenômica: Da extração de DNA à análise de dados de sequenciamento” de curta duração com carga horária de 20h do Centro Multiusuário de Bioinformática da UFRN acontecerá em Natal - RN, nas dependências do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD - UFRN), 16 a 18 de Julho de 2018. O curso será promovido pelo BioME, com apoio do Programa de Pós Graduação em Bioinformática da UFRN e do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia (2Bio), sendo ministrado pela Profa. Dra. Lucymara Fassarella Agnez Lima e pela Dra. Marbella Maria Bernardes da Fonseca.

Público Alvo:
Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que necessitam adquirir conhecimentos gerais em metagenômica, tais como aplicações, estatrégias e ferramentas utilizadas.

Lucymara Fassarella Agnez Lima

DBG/UFRN, BioME

Bióloga, mestre e doutora em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: reparo de DNA, mutagênese, estresse oxidativo, genética humana, genômica, genética de microorganismos, metagenômica, degradação de petróleo e surfactantes. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orientadora permanente nos cursos de pós-graduação em Bioquímica (UFRN), RENORBIO (Multinstitucional) e Bioinformática (UFRN), e coordenadora geral do programa RENORBIO.
Mais informações: CV Lattes

Marbella Maria Bernardes da Fonseca

DBG/UFRN

Bióloga, mestre e doutora em Genética, tem experiência na área de estrutura de proteínas, biologia molecular e bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: micoplasma, modelagem e dinâmica molecular, drug screening, bromodomínios e metagenômica. Atualmente realiza pós-doutorado no Laboratório de Biologia Molecular e Genômica da UFRN e atua como professora colaboradora no Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN, ministrando aulas na Disciplina de Genética no curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da mesma instituição.
Mais informações: CV Lattes

09:00 - 09:15

09:15 - 10:00

Introdução a metagenômica: conceitos e estratégias

10:00 - 12:00

Ferramentas computacionais usadas em metagenômica

12:00 - 14:00

Almoço

14:00 - 15:30

Pre-processamento das sequências - controle de qualidade, remoção de primers e filtragem

15:30 - 16:00

Coffe Break

16:00 - 18:00

Validação dos controles de qualidade

9:00 - 10:30

Aula prática usando o pipeline do QIIME para análise de dados 16S

10:30 - 10:45

Intervalo

10:45 - 12:00

Aula prática usando o pipeline do QIIME para calcular diversidade alfa e beta

12:00 - 14:00

Almoço

14:00 - 15:30

Aula prática usando o pacote PICRUSt para predição funcional contida em genes marcadores (no caso, 16 rRNA)

15:30 - 16:00

Coffe Break

16:00 - 18:00

Aula prática usando R para visualização dos resultados do PICRUSt

9:00 - 10:30

Aula de submissão e extração de dados nas plataformas públicas IMG/M, MG-RAST e EMG

10:30 - 10:45

Intervalo

10:45 - 12:00

Análise estatística de resultados funcionais obtidos nas plataformas públicas utilizando o STAMP

Encerramento

Local: IMD, sala A305

Carga horária: 20h

Vagas limitadas: 40

Preço único: R$ 350,00

Encerramento das inscrições: 28/06

OBS: O curso será ministrado em um laboratório de informática
e todos os materiais necessários para a realização serão fornecidos pela organização.
Portanto, não é necessário o uso de computadores pessoais.

IMD

O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atua na formação de pessoal de nível técnico, superior e na pós-graduação. Situado no bairro de Lagoa Nova e a menos de 9km da Praia de Ponta Negra, chega-se facilmente ao IMD de carro (taxi, uber) ou de ônibus (linha 66, a cada 10 minutos). O Instituto conta com diversas facilidades, tais como cantina e rede wi-fi. Mais informações em: IMD