O Evento

O “Curso teórico-prático de Introdução ao R para bioinformática” de curta duração com carga horária de 20h do Centro Multiusuário de Bioinformática da UFRN acontecerá em Natal - RN, nas dependências do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD - UFRN), de 29 a 31 de Janeiro de 2018. O curso será promovido pelo BioME, com apoio do Programa de Pós Graduação em Bioinformática da UFRN e do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia (2Bio), sendo ministrado pelo Prof. Dr. Rodrigo Juliani Siqueira Dalmolin.

Potencialidades da linguagem:
O R é a linguagem mais usada atualmente em ciências de dados, em espiacial dados biológicos, tanto na academia quanto na iniciativa privada. A disseminação da linguagem entre os cientistas de dados se deve principalmente à rápida curva de aprendizado mesmo para profissionais sem habilidades computacionais prévias.

Público Alvo:
Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais, com ou sem esperiência prévia em alguma linguagem computacional, que necessitem obter treinamento básico na linguagem de programação R aplicada à bioinformática.

Introdução à bioinformática

Introdução à Análise de Dados de Sequenciadores de Segunda Geração

Rodrigo Juliani Siqueira Dalmolin

DBQ/UFRN, BioME

Formado em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Molecular, Celular e Funcional (2005), mestre e doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica (2008 e 2012, respectivamente) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência em Estresse Oxidativo, Bioinformática, Biologia de Sistemas e Evolução de Sistemas Bioquímicos. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolvendo suas atividades de pesquisa junto ao Bioinformatics Multidisciplinary Environment (BioME - IMD, UFRN) do qual é vice-coordenador. Faz parte do corpo de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UFRN e do Programa de Pós-graduação em Bioinformática da mesma Universidade. Seus projetos de pesquisa atuais envolvem a evolução de redes biológicas, com ênfase em redes de interação proteína-proteína e redes regulatórias.
Mais informações: CV Lattes

Introdução ao R

Histórico da linguagem
Instalação do R
RStudio
Funcionamento básico

Objetos em R

Vetores
Trabalhando com vetores

Objetos em R

Listas
Trabalhando com listas
data.frames
Trabalhando com data.frames

Almoço

Importação e exportação de dados

Carregando objetos em R
Exploração e leitura de arquivos tabulares
Conexões em R
Exportação de objetos e arquivos

Coffe Break

Funções em R

Argumentos de funções
Construção de funções

Controle de fluxo

Função if/else
Função while
Laços
Família de funções apply

Almoço

Construção de gráficos

Gráficos para exploração de dados
Parâmetros gráficos
Organização de gráficos

Coffe Break

Pacotes em R

Instalação de pacotes
Exploração de pacotes
Princípios de construção de pacotes em R

Local: IMD, sala a confirmar

Carga horária: 20h

OBS: O curso será ministrado em um laboratório de informática e todos os materiais necessários para a realização serão fornecidos pela organização.
Portanto, não é necessário o uso de computadores pessoais.

Gisele Tomazella

2Bio, BioME

Maria Santana Braga

2Bio, BioME

Rodrigo Romão

PPg-Bioinfo, BioME

Sandro de Souza

ICE/UFRN, BioME

Rodrigo Dalmolin

DBQ/UFRN, BioME

Jorge E. S. de Souza

IMD/UFRN, BioME

IMD

O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atua na formação de pessoal de nível técnico, superior e na pós-graduação. Situado no bairro de Lagoa Nova e a menos de 9km da Praia de Ponta Negra, chega-se facilmente ao IMD de carro (taxi, uber) ou de ônibus (linha 66, a cada 10 minutos). O Instituto conta com diversas facilidades, tais como cantina e rede wi-fi. Mais informações em: IMD

Sobre Natal

Natal é a capital e maior cidade do estado do Rio Grande do Norte, localizada no Nordeste do Brasil. Até a data do último censo, a cidade teve uma população total de 862.044 habiatantes. Os principais hotéis da cidade estão concentrados na Via Costeira, uma longa avenida situada entre a costa e as dunas, além da Praia de Ponta Negra, a praia mais famosa da capital e a mais visitada pelos turistas. Natal tem várias atrações turísticas e é famosa por sua beleza natural (como as águas cristalinas de Maracajaú e o maior cajueiro do mundo), por seus monumentos e edifícios históricos (como o Forte dos Reis Magos, o Teatro Alberto Maranhão e a ponte Newton Navarro) e pelas suas praias (Ponta Negra, Pipa e Genipabu). A cidade também possui o segundo maior parque urbano do Brasil, o Parque das Dunas.

biome@imd.ufrn.br
+55 (84) 9 9422-6560 (WhatsApp)