O Evento

O “Curso teórico-prático em Introdução à análise de dados de sequenciadores de segunda geração” de curta duração com carga horária de 20h do Centro Multiusuário de Bioinformática da UFRN acontecerá em Natal - RN, nas dependências do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD - UFRN), de 29 a 31 de Janeiro de 2018. O curso será promovido pelo BioME, com apoio do Programa de Pós Graduação em Bioinformática da UFRN e do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia (2Bio), sendo ministrado pelo Prof. Dr. Jorge Estefano Santana de Souza.

Público Alvo:
Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que necessitam obter treinamento básico para iniciar análises de dados de sequenciadores de segunda geração.

Curso teórico de bioinformática básica

Curso teórico-prático de Introdução ao R para bioinformática

Jorge Estefano Santana de Souza

IMD/UFRN, BioME

Formado em Ciências da Computação pela Universidade de Santo Amaro e doutor em Bioinformática pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Genética com ênfase em Bioinformática e Genômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer, Biologia Molecular, Genômica e Transcriptômica. Atuou na área de Bioinformática no Ludwig Institute for Cancer Research, e atualmente é professor adjunto no Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), colaborador do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia (2Bio) e colaborador da equipe de Bioinformática do International Research Center, CIPE/AC Camargo Cancer Center.
Mais informações: CV Lattes

Introdução de Bioinformática

Noções básicas de Linux
Principais banco de dados
Alinhamento

Almoço

Pipelines de NGS data analysis

Sequenciadores de segunda geração
Protocolos de sequenciamento

Coffee Break

Tipos de análise

Análise de qualidade

Prática de chamada de variantes

Alinhadores
Chamada de variantes
Filtros
Anotadores

Almoço

Prática de RNASeq I

Alinhadores

Coffe Break

Quantificação da expressão

Expressão diferencial

Prática de RNASeq II

RNA não-codantes
Analise de microRNA

Encerramento

Local: IMD, sala a confirmar

Carga horária: 20h

OBS: O curso será ministrado em um laboratório de informática e todos os materiais necessários para a realização serão fornecidos pela organização.
Portanto, não é necessário o uso de computadores pessoais.

Gisele Tomazella

2Bio, BioME

Maria Santana Braga

2Bio, BioME

Rodrigo Romão

PPg-Bioinfo, BioME

Sandro de Souza

ICE/UFRN, BioME

Rodrigo Dalmolin

DBQ/UFRN, BioME

Jorge E. S. de Souza

IMD/UFRN, BioME

IMD

O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atua na formação de pessoal de nível técnico, superior e na pós-graduação. Situado no bairro de Lagoa Nova e a menos de 9km da Praia de Ponta Negra, chega-se facilmente ao IMD de carro (taxi, uber) ou de ônibus (linha 66, a cada 10 minutos). O Instituto conta com diversas facilidades, tais como cantina e rede wi-fi. Mais informações em: IMD

Sobre Natal

Natal é a capital e maior cidade do estado do Rio Grande do Norte, localizada no Nordeste do Brasil. Até a data do último censo, a cidade teve uma população total de 862.044 habiatantes. Os principais hotéis da cidade estão concentrados na Via Costeira, uma longa avenida situada entre a costa e as dunas, além da Praia de Ponta Negra, a praia mais famosa da capital e a mais visitada pelos turistas. Natal tem várias atrações turísticas e é famosa por sua beleza natural (como as águas cristalinas de Maracajaú e o maior cajueiro do mundo), por seus monumentos e edifícios históricos (como o Forte dos Reis Magos, o Teatro Alberto Maranhão e a ponte Newton Navarro) e pelas suas praias (Ponta Negra, Pipa e Genipabu). A cidade também possui o segundo maior parque urbano do Brasil, o Parque das Dunas.

biome@imd.ufrn.br
+55 (84) 9 9422-6560 (WhatsApp)