Professor Permanente

Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de São Paulo.

E-mail: jef@ime.usp.br

Áreas de interesse: ciência da computação, bases de dados, e-science, data warehouse, modelagem de dados.

Graduação Bacharelado em Física - Opção Física-Computacional pela Universidade de São Paulo (1988); mestrado (1991) e doutorado (1996) em Fisica-Computacional pela Universidade de São Paulo; graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1989). Pós-doutorado pela Georgia Tech, Atlanta-USA (2010). Atualmente é professor associado (livre docente) junto ao departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. É editor associado do periódico IEEE Transactions on Services Computing e tem participado de vários comitês de programas incluindo IEEE Web Services, WISE, ICSOC, ICWS, ICDE e SBBD. Publicou mais de 100 artigos nas áreas de bancos de dados e e-Science e tem recebido apoio regular das agências de fomento FAPESP, CNPq, CAPES, Ministério da Saúde e NIH-USA para financiamento de suas pesquisas. Os principais temas de interesse são: integração de bancos de dados; modelagem, análise e implementação de sistemas de informação cientes de processos; data warehouse; qualidade de dados; transações assíncronas; e recuperação de informação.